O Twitter anunciou nesta terça-feira (22) que um pequeno grupo selecionado de usuários nos Estados Unidos testará um recurso que permite que os fãs paguem por acesso especial a conteúdo virtual.

A plataforma de mensagens começou a aceitar inscrições de usuários do Twitter nos EUA interessados em tentar ganhar dinheiro com o Ticketed Spaces ou Super Follows.

“O Ticketed Spaces ajuda você a criar experiências de áudio ao vivo únicas e exclusivas no Twitter Spaces, aquelas pelas quais seu público está disposto a pagar”, anunciaram Ellen Havlicek e Esther Crawford, da equipe de produto, em uma postagem.

+ Twitter desabilita perfis suspeitos e bolsonaristas reclamam

“Super Follows oferece uma relação direta com seus seguidores mais engajados que podem gerar receita mensal”, acrescentaram.

As redes sociais competem para ser o espaço virtual de personalidades populares capazes de atrair o público, algo que pode então ser usado para publicidade ou promoções.

Além de querer aumentar o número de usuários e o engajamento, o Twitter está em busca de maneiras de aumentar a receita sem interferir no fluxo de postagens que faz parte da sua proposta.

O Ticketed Spaces permitirá que os perfis mais estrelados do Twitter possam vender o acesso a eventos de áudio ao vivo por preços de um dólar a US$ 999, segundo Crawford e Havlicek.

Os criadores de conteúdo também poderão oferecer a “super” seguidores conteúdo especial ou interações exclusivas com taxas de assinatura mensal de US$ 3, US$ 5 ou US$ 10.

“Queremos ajudar a tornar o Twitter não apenas um lugar divertido para engajar o público, mas um lugar onde você pode ganhar dinheiro promovendo ótimas conversas”, disseram Crawford e Havlicek.

O Twitter ficará com 3% dos primeiros US$ 50.000 que um usuário arrecadar com a venda de ingressos ou assinaturas, valor o qual depois disso salta para 20%, de acordo com os membros da equipe do produto.

O Twitter informou que sua comissão será calculada após qualquer oferta feita por mercados de aplicativos móveis gerenciados pela Apple ou Google.

“Estamos procurando um pequeno grupo de pessoas para ser o primeiro a experimentar o Ticketed Spaces e Super Follows com seu público e compartilhar o feedback”, disse Crawford e Havlicek.

“Ajude-nos a testar e melhorar essas experiências antes de serem lançadas de forma mais abrangente nos próximos meses”.

A iniciativa surge em um momento em que as plataformas virtuais buscam ampliar oportunidades para que artistas, professores e outros possam oferecer serviços pagos.