O Twitter suspendeu recentemente uma série de contas falsas que fingem ser apoiadores negros do presidente Donald Trump. Muitas têm tuitado frases idênticas dizendo: “Sim, sou negro e voto em Trump”.

Segundo uma porta-voz do Twitter, em entrevista à CNN, “as contas violaram as regras contra a manipulação da plataforma e de spam, que proíbem os utilizadores de ampliar ou suprimir artificialmente informações”, entre outras atividades.

+ Em canais diferentes, Trump e Biden enfrentam eleitores na TV 
+ Com Trump atrás nas pesquisas, republicanos lutam para manter controle do Senado

De acordo com a CNN Business, não está claro quem criou as contas ou qual o seu propósito. Os relatos falsos são última tentativa de desinformação relacionada com as eleições presidenciais de 2020, desta vez, sob a forma de falsos apoiadores do atual presidente.

Um dos tuites estava utilizando a imagem de um homem real. Uma das contas suspensas pertencia a um usuário chamado de “Gary Ray”, que se descreveu a si próprio como “provavelmente o melhor comedor de carne do mundo”. A sua localização foi definida para Detroit, e ele aderiu ao Twitter em agosto de 2020. A fotografia do perfil era um retrato em preto e branco.

Em pelo menos dois dos seus 10 tweets, ele alegou orgulhosamente que era um homem negro e que planejava votar em Trump no próximo mês, com a frase: “Sim, sou negro e voto em Trump”. Gary Ray não é real, mas o homem da fotografia do perfil é Robert Williams, e ele não sabia que a conta tinha sido usada.  Somente no início deste mês, o Twitter suspendeu mais de 1.500 contas.