O Twitter está explorando opções de inscrição e até mesmo de pagamentos ocasionais, para reduzir a sua dependência da publicidade dirigida. Segundo um artigo publicado pela Bloomberg, estão sendo consideradas várias ideias, incluindo um sistema de inscrição designado “Rogue One”, o pagamento pela utilização do aplicativo de feeds Tweetdeck ou por funcionalidades como a personalização avançada dos perfis.

A opção de pagamentos ocasionais pode permitir a monetização de conteúdos especiais de contas que segue, como por exemplo artigos de opinião ou noticiosos especiais.

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O responsável pelos produtos pagos do Twitter, Bruce Falck, admitiu à Bloomberg que a empresa está mesmo considerando várias opções de pagamento, mas não especificou quais as opções ou quando poderão começar a funcionar. Segundo Falck, a empresa está à procura de opções para a obtenção de receitas com durabilidade, que não dependam das flutuações do mercado e que podem envolver subscrições de conteúdos específicos.

No entanto, também referiu que a exploração destas opções está no início e não prevê que sejam uma fonte de receitas substancial em 2021.

O Twitter pode não ser a única rede social a vir a ter um sistema de inscrição. Embora o Facebook tenha afirmado que sempre haverá uma versão gratuita da rede social, nunca disse que jamais haveria uma versão paga.

A exploração de opções pagas pelo Facebook pode vir a ser uma realidade, por ser uma forma de contrariar a perda de receitas devido à funcionalidade que a Apple acrescentou ao sistema operativo iOS, que faz com que o utilizador tenha de dar permissão explícita, para receber publicidade baseada no seu histórico de buscas e navegação, vinda de sites, redes sociais ou outros serviços online.