Twitter lança ‘modo seguro’ para frear o discurso de ódio na Internet

O recurso será testado inicialmente por um pequeno número de usuários que falam inglês, disse o Twitter. - AFP (Crédito: AFP)
O Twitter lançou um “modo seguro” para conter “interações perturbadoras” e tornar as conversas “mais saudáveis”, anunciou a rede social americana na quarta-feira (1º), sob grande pressão para proteger seus usuários contra o ódio na internet.
Este “modo de segurança” é um recurso que bloqueia temporariamente (sete dias) contas que usam “linguagem potencialmente prejudicial”, como insultos, comentários de ódio ou “menções repetitivas e não solicitadas”.
“Os autores de mensagens consideradas prejudiciais ou não solicitadas de acordo com nossa tecnologia serão bloqueados automaticamente, o que significa que temporariamente não poderão seguir sua conta, visualizar suas mensagens ou enviar mensagens diretas”, explicou o Twitter em um comunicado.
A rede social afirmou ter consultado especialistas em segurança na Internet, saúde mental e direitos humanos para criar esta ferramenta.
Esta nova funcionalidade havia sido usada anteriormente por um pequeno número de usuários, especialmente mulheres jornalistas e outros grupos de pessoas que frequentemente sofrem esse tipo de abuso.
Como outros gigantes da mídia social, o Twitter permite que os usuários sinalizem postagens que consideram odiosas, como postagens racistas, homofóbicas e sexistas. Mas muitos usuários reclamam há muito tempo sobre as falhas nas políticas da empresa, que permitem que comentários violentos ou discriminatórios permaneçam visíveis em muitos casos.
Na França, por exemplo, a plataforma foi denunciada por seis grupos antidiscriminação, sob a acusação de falhas “persistentes” no bloqueio de comentários de ódio. A Justiça francesa ordenou ao Twitter em julho que comunicasse, em dois meses, os documentos que explicam como combate o ódio na internet.
O anúncio no Twitter chega várias semanas depois que o Instagram (que pertence ao Facebook) revelou novas ferramentas para combater conteúdo abusivo e racista, após uma série de comentários racistas dirigidos contra os jogadores da seleção inglesa após a final da última Eurocopa, perdida pelos atletas ingleses, nos pênaltis contra a Itália.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
a twitter Algoritmo do Twitter Algoritmo do Twitter prioriza rostos algoritmo twitter baixar vídeo do twitter Como conseguir o selo de verificação do Twitter? Como pedir verificação Twitter 2021? Como verificar o perfil do Twitter? fotos twitter interações perturbadoras modo de segurança modo seguro twitter O que é ser verificado no Instagram? selo de verificação twitter 2020 selo de verificação twitter 2021 selo de verificação twitter copiar solicitar verificação instagram solicitar verificação twitter 2020 solicitar verificação twitter 2021 twiter Twitter twitter al twitter algoritmo twitter entrar twitter explore twitter juliette twitter login twitter modo seguro twitter search twitter site Twitter verificação twitter web verificar conta twitter 2021 verification twitter