Tecnologia

Twitter lança ferramenta para identificar robôs na plataforma

Crédito: Divulgação/Twitter

As etiquetas de identificação de bots no Twitter  começaram a ser testadas em setembro do ano passado e agora foram liberadas para todos com os detalhes (Crédito: Divulgação/Twitter)

O Twitter anunciou nesta semana que as contas de bots poderão receber um novo rótulo, que ajudará a identificar mais facilmente as interações realizadas com esse tipo de perfil na plataforma.

As etiquetas de identificação de bots no Twitter  começaram a ser testadas em setembro do ano passado e agora foram liberadas para todos com os detalhes. Os humanos responsáveis pela conta e a finalidade daquele perfil são alguns dos detalhes exibidos.



+ Jaca por R$ 1 mil na Inglaterra? Entenda a foto que viralizou no Twitter

A estimativa é que o recurso traga maior transparência e confiabilidade, permitindo que o internauta identifique se uma conta é bot ou não. Com os dados mostrados pela ferramenta, as pessoas terão mais informações para decidir quais contas seguir e com quais se envolver.

De acordo com o TecMundo, as novas etiquetas de contas automatizadas do Twitter são opcionais. Quando o administrador do robô escolher adicionar o recurso, o rótulo aparecerá na página do perfil do bot, logo abaixo do nome e do identificador.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O rótulo também será mostrado em todos os tweets feitos por aquela conta, trazendo a figura de um robô ao lado da palavra ‘Automático’. Maus exemplos de bots, como os que espalham spam e desinformação, não receberão esta sinalização do Twitter.