A rede social Twitter, recentemente adquirida pelo bilionário Elon Musk, deve disponibilizar em breve um botão de edição de posts. Anúncio realizado nesta terça-feira (3) afirmou que a rede irá começar a testar o recurso nos próximos meses.

No dia 2 de maio, a blogueira de tecnologia Jane Manchum Wong publicou o que parecia ser uma versão de teste da função, que permite modificar o texto e até editar a imagem, ou vídeo, que já foram postados.

Musk diz que Twitter pode cobrar taxa de usuários comerciais e governamentais

A função de editar aparece junto a outras quando o usuário clica nas reticências que ficam na parte superior direita de todo post.

Como ela havia postado um vídeo em que jogava um game, a blogueira questionou como o vídeo se tornou uma imagem durante a edição, e outras observações para possíveis melhoramentos da função.

A opção de editar, no entanto, não deve ficar disponível de forma permanente para os usuários, já que tornaria difícil responsabilizar os usuários, ou considerar qualquer coisa dita na plataforma como definitiva, já que estaria sempre sujeita a mudanças.

Mas esse problema também foi considerado e deve ser contornado por um histórico das alterações, como os que já existem em outras redes sociais (veja abaixo).

De qualquer forma, para evitar inúmeras alterações, o site Tilt afirma que a ferramenta de edição deve ficar disponível por apenas 30 minutos após a publicação do post, possibilitando as alterações apenas em uma janela específica de tempo.

O que explica esse acesso mais rápido de alguns usuários a novos recursos é o fato de que o Twitter disponibiliza assinaturas pagas da plataforma com mais ferramentas e funcionalidades.