Giro

Twitter: Saiba como denunciar fake news na rede social

Crédito: Pixabay/PhotoMIX-Company

Novo recurso de fake news do Twitter já existia nos EUA, Austrália e Coreia do Sul (Crédito: Pixabay/PhotoMIX-Company)

O Twitter, agora, conta com uma nova ferramenta para diminuir, ou acabar de vez, com as fake news na rede social. A empresa norte-americana passou a disponibilizar uma nova funcionalidade, no Brasil, que permite a denúncia de conteúdos que contém “desinformações”, as famosas: “fake news”. Vale destacar que o novo recurso, que chegou ao Twitter do Brasil somente agora, já existia nos EUA, Austrália e Coreia do Sul. A seguir, leia o passo a passo para denunciar um tuíte com fake news.

Twitter expande recurso que permite aos usuários sinalizar tuítes enganosos



Primeiramente, é preciso clicar nos “três pontinhos” que aparecem no lado superior direito do tuíte escolhido para denúncia. Um leque de opções aparecerá na sua tela, após este clique. O penúltimo será o “Denunciar Tweet”. Basta clicar em cima dele para chegar na parte das fake news.

Uma nova aba será aberta, na mesma tela, com o título “relatar um problema”. Nela, você deve clicar em “As informações são enganosas”, sempre que se tratar de uma fake news. Outra janela aparecerá na mesma tela e você deverá escolher o tema da informação falsa compartilhada pela pessoa. Entre as opções estão: Política, Saúde e “outra coisa”. Por fim, basta clicar em “concluído”.

O Twitter ainda dá ao usuário a opção de restringir o propagador de fake news de sua timeline, além de poder bloqueá-lo instantaneamente.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Após a denúncia, a conta que tuitou a fake news passará por uma análise do Twitter. Se as normas e políticas da rede social forem violadas, o Twitter suspende ou até exclui a conta denunciada. O Twitter também pode entrar em contato com a pessoa que denunciou, para pedir mais detalhes sobre a publicação ou a conta do violador de diretrizes.

A rede social também coloca um aviso no lugar do tuíte original denunciado até solucionar o caso. O denunciante é informado a cada passo dado pelo Twitter em relação a publicação com conteúdo de fake news.