A televisão estatal norte-coreana divulgou nesta quinta-feira imagens do encontro histórico de Kim Jong Un com o presidente americano, Donald Trump, em Singapura, e descreveu seu chefe de Estado como um “líder mundial” universalmente reverenciado.

O programa de 40 minutos mostra Kim em Singapura e afirma que foi recebido com “profundo respeito e entusiasmo ilimitado” nesta cidade-Estado.

“Singapura, uma cidade bonita e desenvolvida, tornou-se ainda mais famosa graças ao encontro do século” entre Kim e Trump, diz a comentarista do programa.

“As ruas estavam cheias de gente que o acolheu e expressou profundo respeito pelo presidente Kim, que se tornou um líder mundial com extraordinária perspicácia política”.

Kim foi “calorosamente recebido” pelas multidões, de acordo com a comentarista.

Em seguida, a reportagem mostra imagens do primeiro aperto de mão entre Kim e Trump, com as bandeiras dos dois países ao fundo.

Eles também são mostrados sentados, compartilhando um almoço de trabalho e assinando uma declaração conjunta. Trump também aparece mostrando a Kim sua limusine blindada, chamada “The Beast” (A Fera).

“O presidente Trump mostrou ao presidente Kim sua ‘Fera’ e expressou seu respeito e grande admiração pelo presidente Kim”, ressalta a comentarista.

O programa termina com Kim de volta à capital norte-coreana, onde ele é recebido com honras, enquanto uma multidão o recebe com gritos de boas-vindas, agitando bandeiras no aeroporto de Pyongyang.

ckp/fa/me/mb/mr