A mais bem-sucedida empresa de internet do mundo, o site de leilões eBay, vai estrear na televisão. No primeiro semestre do próximo ano, os assinantes do canal de tv a cabo Sony assistirão a uma nova atração. Alguns dos 37 milhões de internautas do site contarão histórias baseadas em suas experiências dentro das páginas do eBay. ?Vamos atrair novos usuários e incentivar os atuais?, explicou à DINHEIRO Bill Cobb, vice-presidente responsável pela área internacional da companhia. Essa decisão é parte da estratégia da empresa de fortalecer suas posições dentro de casa enquanto expande os domínios externos. Hoje, os Estados Unidos representam 74% das receitas do eBay, que devem fechar o ano em torno de US$ 1,2 bilhão. Até 2005, essa proporção deve se inverter, com a divisão internacional respondendo por dois terços no faturamento, que poderá alcançar US$ 3 bilhões.

No comando de tudo isso está a presidente do eBay, Meg Whitman, considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios. Contratada pelo fundador da empresa, Pierre Omidyar, em 1998, ela montou um time de profissionais experientes, todos com mais de 20 anos de mercado, para comandar a operação. Nessa época, praticamente todos os sites eram mantidos por garotos. Para seus funcionários, Meg é uma executiva atuante, que assume pessoalmente várias tarefas. Hoje, uma de suas maiores preocupações é se desfazer das operações do mundo real adquiridas no começo do eBay, como as casas de leilão Butterfields e Kruse, e concentrar todos os esforços nas transações on-line. ?É um segmento de crescimento muito alto, no qual temos bastante espaço para avançar?, afirma Cobb, referindo-se a um dos bordões preferidos da própria Meg. ?Em nossa área mais forte, a de coleções de selos e moedas, por exemplo, só 3% do mercado é nosso.?

Estabilidade. No Brasil e em todos os países da América Latina, esse potencial é ainda mais evidente. ?Em 2003, a taxa anual de crescimento da América Latina tende a estabilizar. Sai dos atuais 600% para ficar entre 100% e 150% nos próximos anos?, afirma Stelleo Tolda, diretor no Mercado Livre, o braço do eBay na América Latina. ?O eBay é sócio minoritário. Por isso, a operação do Mercado Livre é totalmente independente?, diz Cobb. ?Mas eles têm feito um ótimo trabalho.? Se continuarem assim, há grandes chances de conseguir um acordo nos moldes do que o eBay fez com a australiana Ecorp, quando arrematou por US$ 65 milhões a participação dela de 50% no eBay Austrália.