A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou dados indicando que a TV por assinatura no Brasil perdeu 1,7 milhão de assinantes no Brasil, voltando ao patamar registrado em 2012.

O saldo do ano foi de 15,7 milhões de clientes em todo o País, ante 17,5 milhões registrados em 2018, representando queda de 9,7%.

A queda ocorre em meio ao cenário crescente para as empresas de streaming de vídeo. Como por exemplo o Netflix, que atingiu 31,4 milhões de assinantes na América Latina, e o Amazon Prime Video, que terminou o ano com mais de 150 milhões de assinantes no mundo.

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Todas as quatro maiores operadoras do Brasil perderam assinantes. A Claro/Net, líder no setor, encerrou 2019 com 49,2% (7,76 milhões) do volume de market share. Foram 834 mil assinantes perdidos. Essa foi a primeira vez que a companhia ficou abaixo dos 50% da fatia do setor.

A Sky segue em segundo lugar, com 29,7% (4,69 milhões)  do número de assinantes, com 591 mil assinantes a menos. Em terceiro e quarto lugares, Oi e Vivo fecharam o ano com 9,6% (1,51 milhões) e 8,4% (1,3 milhões) do mercado, mas perderam 84 mil e 246 mil clientes, respectivamente.

Desde 2014, quando atingiu o pico de assinaturas no País, as empresas não conseguiram mais recuperar esses usuários.