A Turquia não vai mais exigir o teste de Covid-19 dos turistas que visitarem o país. A simplificação da entrada dos viajantes faz parte de uma flexibilização do pacote de medidas restritivas de combate à pandemia adotadas pelo país.

Conforme o Uol, os novos protocolos foram anunciados pelo ministro da Saúde, Fahrettin Koca, durante coletiva de imprensa e já estão em vigor. Com isso, os visitantes estão dispensados da apresentação de teste negativo para a Covid-19 para a entrada no país, exceto para quem apresentar sintomas comuns à doença.

+ Teste de vacina única contra gripe e covid tem resultado promissor, diz Butantan

É importante destacar que o uso de máscara segue obrigatório em aeronaves e aeroportos, mas dispensadas em áreas abertas. Além disso, estão liberados de quarentena ao entrar no país pessoas que receberam ciclo vacinal completo com duas doses ou dose única de quaisquer vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde.

O viajante infectado pelo vírus nos últimos seis meses, a partir do 28º dia do primeiro positivo em um teste do tipo PCR, também ficam liberados  desde que apresentem documento emitido por autoridades oficiais do país de origem. Entre os não vacinados, estão liberados de quarentena aqueles que apresentarem o PCR negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores ao desembarque ou 48 horas no caso de testes rápidos de antígeno.

Por fim, também são isentos de apresentar exames ou comprovante de vacinação os menores de 12 anos. Todos os viajantes (exceto menores de 6 anos e aqueles que apenas farão escala no país) devem continuar, contudo, a preencher o formulário de entrada na Turquia nas 72 horas anteriores ao voo.