Turquia inaugura maior ponte suspensa do mundo, para ligar Europa e Ásia

Imagem da ponte durante a sua construção em janeiro de 2021 (Crédito: Reprodução/ Wikipedia)
O governo turco inaugurou na última sexta-feira (18) a 1915 Canakkale, maior ponte suspensa do mundo com 2.023 metros de comprimento. A obra vai ligar os continentes europeu e asiático.
A ponte foi paga por empresas nacionais e sul-coreanas e é uma homenagem aos 100 anos da república turca, que serão completados em 2023. O custo total foi de 2,5 bilhões de euros (R$13,7 bilhões).
+Sobrevivente do Holocausto morre por bombardeio na cidade ucraniana de Kharkiv
O tamanho das torres que vão sustentar a construção também impressiona: 318 metros de altura cada uma. Para se ter uma ideia, a Torre Eiffel atinge 330 metros de altura.
“Estes projetos continuarão a render dividendos para o Estado por muitos anos. São construções que têm um enorme papel em colocar nosso país à frente em investimentos, força de trabalho e exportações”, disse o presidente turco Tayyip Erdogan em sua inauguração. A menção ao ano de 1915 no nome é em homenagem ao ano da vitória do Império Otomano contra tropas inglesas e francesas na primeira guerra mundial em Dardanelos.
A ponte vai ligar as províncias de Çanakkale e Kilitbahir por meio do estreito de Dardanelos, na região noroeste do país. Ela será a quarta ponte que liga a Europa com a Ásia, sendo que as outras três estão na cidade de Istambul.

De acordo com a Reuters, os carros poderão percorrê-la toda em cerca de seis minutos, mediante pagamento de um pedágio de 200 liras turcas, ou R$ 67.
Veja também
Tópicos
construções impressionantes Estreito de Dardanelos grandes pontes infraestrutura maior ponte suspensa do mundo Maior ponte suspensa Turquia maiores arranha-céus do mundo maiores pontes do mundo Ponte 1915 Canakkale ponte suspensa Turquia Ponte suspensa Turquia estreito de Dardanelos ponte Turquia Pontes Europa pontes Europa Ásia pontes impressionantes pontes mais bonitas do mundo pontes que levam da Europa a Ásia pontos turísticas Turquia Tayyip Erdogan Turquia Turquia 2023