Mundo

Turquia inaugura maior ponte suspensa do mundo, para ligar Europa e Ásia

Crédito: Reprodução/ Wikipedia

Imagem da ponte durante a sua construção em janeiro de 2021 (Crédito: Reprodução/ Wikipedia)



O governo turco inaugurou na última sexta-feira (18) a 1915 Canakkale, maior ponte suspensa do mundo com 2.023 metros de comprimento. A obra vai ligar os continentes europeu e asiático.  

A ponte foi paga por empresas nacionais e sul-coreanas e é uma homenagem aos 100 anos da república turca, que serão completados em 2023. O custo total foi de 2,5 bilhões de euros (R$13,7 bilhões). 

+Sobrevivente do Holocausto morre por bombardeio na cidade ucraniana de Kharkiv

O tamanho das torres que vão sustentar a construção também impressiona: 318 metros de altura cada uma. Para se ter uma ideia, a Torre Eiffel atinge 330 metros de altura. 




“Estes projetos continuarão a render dividendos para o Estado por muitos anos. São construções que têm um enorme papel em colocar nosso país à frente em investimentos, força de trabalho e exportações”, disse o presidente turco Tayyip Erdogan em sua inauguração. A menção ao ano de 1915 no nome é em homenagem ao ano da vitória do Império Otomano contra tropas inglesas e francesas na primeira guerra mundial em Dardanelos. 

A ponte vai ligar as províncias de Çanakkale e Kilitbahir por meio do estreito de Dardanelos, na região noroeste do país. Ela será a quarta ponte que liga a Europa com a Ásia, sendo que as outras três estão na cidade de Istambul. 

Imagem de satélite da ponte 1915 Cannakale, que vai unir Europa e Ásia pelo estreito de Dardanelos

De acordo com a Reuters, os carros poderão percorrê-la toda em cerca de seis minutos, mediante pagamento de um pedágio de 200 liras turcas, ou R$ 67.