O Banco Central da Turquia deve elevar a taxa básica de juros em 5 pontos porcentuais na próxima reunião de política monetária, passando dos atuais 8% para 13%, com o objetivo de conter a queda da lira turca. A previsão foi feita pelo Türk Ekonomi Bankasi (TEB), braço do BNP Paribas.

“A falta de um aumento acentuado dos juros pode prolongar a volatilidade no câmbio”, afirmou o TEB em nota.

Na semana passada, a lira turca atingiu mínimas históricas ante o euro e o dólar após o BC do país anunciar medidas justamente para conter a queda da moeda local. O principal ponto foi a suspensão da linha de crédito do mercado monetário interbancário e a criação de uma taxa overnight de liquidez tardia, que elevou o custo médio de financiamento em 0,25 ponto porcentual, a 12,25%.

A moeda está em queda livre desde que estourou a disputa diplomática com os Estados Unidos, resultando na suspensão da emissão de vistos para cidadãos americanos e turcos.

Em sua última reunião de política monetária, em outubro, o BC da Turquia manteve todas suas principais taxas de juros inalteradas. O próximo encontro da instituição está marcado para 14 de dezembro, mas alguns analistas acreditam que o BC poderá ter de agir antes. (Flavia Alemi, com informações da Dow Jones Newswires – flavia.alemi@estadao.com)