Um novo produto desenvolvido para incrementar o networking entre executivos são as chamadas caravanas de negócios – espécie de viagem customizada, patrocinada por um ou mais grupos empresariais – que visam incrementar as relações entre os participantes. Idealizadas pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), que também cuida diretamente da organização e de toda logística da operação, elas são feitas a partir de uma demanda de uma determinada companhia que deseja estreitar laços com o seu universo de clientes, fornecedores, autoridades e interlocutores diversos, boa parte deles integrantes do próprio Lide.

 

140.jpg
Istambul: primeira parada do conceito de business trip

 

O conceito é simples e eficaz: reunidos por alguns dias em um ambiente aprazível, longe dos escritórios, os participantes convertem-se em conhecidos próximos, com potencial de abrir portas para futuros negócios e contatos frutíferos. A caravana também é o momento ideal para apresentar lançamentos e a gama de serviços da empresa patrocinadora. O conceito básico para o sucesso da receita é a formação de grupos enxutos, com no máximo 20 a 30 casais. A participação do cônjuge é importante para a criação de um ambiente mais descontraído e familiar. A primeira dessas caravanas de negócios do Lide já tem data e destino para acontecer. Será entre os dias 3 e 8 de setembro, em Istambul, na Turquia. Com a chancela majoritária da fabricante de carros alemã Audi – além da AirTurkish, que fará o transporte dos convidados –, foi batizada como “Audi Business Trip” e contará com 36 participantes. Milimetricamente calculada por João Doria Jr., para quem a máxima “time is money” é lei, a viagem ocorrer durante o feriado não é mera coincidência. “Otimizamos o tempo sem perder sequer um dia de trabalho!”, enfatiza o presidente do Lide. O evento segue, em escala intimista, o mesmo perfil dos grandiosos Meeting Internacional e Fórum Empresarial de Comandatuba, outros eventos organizados pelo Lide. Na Audi Business Trip, a marca alemã de automóveis fará uma primeira apresentação pública do A8. O carro tem lançamento previsto, no Brasil, para daqui a dois meses, pelo preço de R$ 500 mil.

 

141.jpg

 

Este “petit comité”, que mistura turismo, experiência e negócios, terá uma experiência única para fortalecer o relacionamento pessoal, ampliar o networking e abrir novas oportunidades. Por essa razão, a escolha do destino foi determinante. Istambul já foi Bizâncio e Constantinopla, serviu de capital do Império Romano do Oriente, do Império Otomano e da República da Turquia. Berço da história, conserva na paisagem exótica os registros de sua diversidade étnica desenhada por minaretes, mesquitas, igrejas, sinagogas e palácios monumentais. Atualmente, embora Ancara seja a capital do País, Istambul continua sendo o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário daquela região. “A Turquia é vibrante na sua economia e estimulante no âmbito das relações com o Brasil. E o comportamento dos turcos lembra o dos brasileiros: são alegres, positivos, fraternos”, diz o presidente do Lide, João Doria Jr. Tudo isso poderá ser conferido no roteiro da viagem, que envolve, além dos passeios turísticos e hospedagem no luxuoso hotel Çiragan Palace Kempinski, uma agenda de encontros com empresários locais, visando interesses econômicos e comerciais. Presente em mais de 120 países, a Audi aproveita a oportunidade para estreitar suas relações com o público executivo brasileiro e expandir a presença da marca na Turquia. “É uma excepcional oportunidade de relacionamento com um mercado potencial para nós. Esperamos promover um contato mais aprofundado desse grupo com nossa marca e nosso produto”, justifica Paulo Kakinoff, presidente da Audi no Brasil. E não para por aí. João Doria já está traçando o roteiro da próxima Business Trip, com destino a Israel, em 2011. Com sete anos de atuação, o Lide registrou, este ano, um crescimento e 600%. O grupo possui 652 empresas associadas que representam 44% do PIB privado nacional.