O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que a China não cumpriu seus compromissos de comprar os produtos agrícolas de seu país, em meio ao ressurgimento das tensões comerciais entre Washington e Pequim.

“Como sempre, a China disse que iria comprar produtos ‘de larga escala’ de nossos fazendeiros americanos. Por enquanto eles não fizeram o que disseram que fariam”, disse Trump no Twitter.

Em um comunicado, o escritório do representante comercial americano disse nesta terça-feira que as tarifas de 10% que Washington imporá sobre telefones celulares, notebooks e consoles de jogos fabricados na China entrarão em vigor em meados de dezembro, em vez de 1o. setembro.

Em Pequim, a imprensa estatal chinesa informou, por sua vez, que negociadores chineses e americanos conversaram por telefone nesta terça-feira.

Esse gesto ocorre em um momento em que as tensões comerciais entre Pequim e Washington se agravaram depois que o governo Trump acusou a China de manipular sua moeda.

Um ciclo de negociações comerciais entre os dois países está programado para o início de setembro, mas não está claro se a reunião será mantida após a deterioração das relações.