O governo dos Estados Unidos anunciou que vai banir no domingo (20) os downloads do TikTok e do WeChat no país. A ordem foi emitida nesta sexta-feira (18) pelo Departamento de Comércio e impede que os aplicativos sejam baixados nas lojas da Apple e do Google.

Por ora isso não significa que os aplicativos desaparecerão dos celulares dos norte-americanos, mas a ordem indica que eles deixarão de existir nas lojas de downloads e que não receberão mais atualizações.

+ Trump diz que governo conversou com Walmart e Oracle sobre TikTok
+ Guerra contra o TikTok frustra ambições tecnológicas chinesas
+ YouTube lança ‘Shorts’ e vai disputar mercado com TikTok

Segundo o Business Insider, a ordem pode ser removida até domingo, caso a TikTok aceite fechar negócio com uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos. Na segunda-feira (14) a Oracle havia anunciado um acordo de cooperação com o app chinês, mas a proposta não foi suficiente para acalmar o governo Donald Trump.

“As ações de hoje provam mais uma vez que o presidente Trump fará tudo ao seu alcance para garantir nossa segurança nacional e proteger os americanos das ameaças do Partido Comunista Chinês”, disse em comunicado o secretário do Departamento de Comércio dos EUA, Wilbur Ross.

São mais de 80 milhões de usuários do TikTok nos EUA e cerca de 1 bilhão em todo o mundo. Agora, todos estão reféns da guerra ideológica envolvendo Trump e o governo chinês, que é acusado de roubar dados dos usuários do aplicativo.