Trump não quer falar com Xi Jinping ‘agora’ e sugere ‘corte’ total das relações com a China

O presidente americano, Donald Trump, e seu homólogo chinês, Xi Jinping - AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (14) que não quer falar neste momento com seu colega chinês, Xi Jinping, devido ao tratamento que Pequim deu à pandemia de coronavírus, chegando a sugerir que poderia “cortar todas as relações” com a China.
“Tenho uma relação muito boa, mas agora não quero falar com ele”, disse Trump à rede Fox Business, assegurando que está “muito decepcionado” com a gestão da pandemia por parte do governo chinês.
Questionado se os Estados Unidos poderiam adotar medidas de retaliação, Trump não deu mais detalhes, mas alertou em tom ameaçador: “Há muitas coisas que poderíamos fazer. Poderíamos fazer coisas. Poderíamos cortar todas as relações”.
+ Trump diz estudar impor regras mais rígidas a empresas chinesas em bolsas
+ Trump diz que fará anúncio sobre OMS ‘em breve’ e comenta renúncia de Azevêdo
+ Médico de alto cargo demitido alerta que EUA carece de ‘um plano mestre’ contra COVID
“Se fizesse isso, o que poderia acontecer?”, questionou Trump. “Economizaria 500 bilhões, se cortasse todas as relações”, completou.
A tensão entre Estados Unidos e China aumentou nas últimas semanas, devido às trocas de acusações sobre a origem da pandemia de coronavírus, que já causou mais de 300.000 mortes.
Trump afirmou que Pequim ocultou a verdadeira escala do surto, deflagrado no final de 2019 na cidade de Wuhan, centro da China, o que permitiu sua propagação.
O governo chinês nega essa acusação e insiste em que transmitiu todas as informações disponíveis à Organização Mundial da Saúde (OMS) o mais rápido possível.
Trump insistiu nas acusações durante entrevista com a Fox. “Tudo veio da China, e eles deveriam ter impedido”, alegou.
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel