O aplicativo Truth Social (Verdade Social, em uma tradução livre) do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, está em fase de teste com cerca de 500 usuários beta-testers, segundo a imprensa americana.

+ Monark diz que foi banido do YouTube e pede ajuda

A conta de Trump tinha 317 seguidores no final de quarta-feira (16), um contraste face aos 88 milhões outrora registados pelo ex-presidente norte-americano no Twitter. O lançamento da Truth Social surge um ano após Trump ser banido do Facebook, Twitter e Youtube, sendo que o aplicativo foi desenvolvida pelo Trump Media & Technology Group (TMTG).

A TMTG se comprometeu a oferecer uma “experiência envolvente e livre de censura”, e o presidente-executivo do grupo, Devin Nunes, já anunciou que o aplicativo será lançado até ao final de março. A conta de Trump mostra uma “truth”, uma publicação equivalente a um Tweet no Twitter, onde se pode ler “Preparem-se! O vosso presidente favorito irá os ver em breve!”.

Ainda não é claro se a liberdade de expressão pretendida com a Truth Social pode coexistir com os termos e condições das lojas de aplicações da Apple e Google. A TMTG lançou a versão 0.9 do aplicativo na manhã de quarta-feira (16), e se encontra no momento a corrigir bugs, ou erros, com as “re-truths”, o equivalente a um retweet no Twitter.