Donald Trump anunciou na segunda-feira (10) que dois lugares estão sendo considerados para seu discurso de aceitação da candidatura presidencial republicana para as eleições de 3 de novembro, confirmando que um deles é a Casa Branca.

Pelo Twitter, o presidente dos Estados Unidos afirmou que vai comunicar a decisão em breve e que o discurso será realizado na última noite da convenção do partido, em 27 de agosto.

A primeira opção é Gettysburg, no estado da Pensilvânia. Localizado a cerca de uma hora e meia de carro da capital, Washington, este ponto histórico da Guerra Civil americana também é o local de um famoso discurso do presidente Abraham Lincoln em 1863.

A outra opção da equipe de Trump, a Casa Branca, gerou críticas. O uso da residência oficial para essa finalidade borraria a fronteira que os presidentes dos EUA que disputam um segundo mandato devem respeitar, com a distinção entre suas atividades oficias – financiadas por dinheiro público – e atividades partidárias como candidatos.

Candidatos dos dois principais partidos americanos, Republicano e Democrata, normalmente aceitam sua indicação formal em uma convenção especial que reúne milhares de pessoas. A tradição, porém, foi interrompida este ano devido à pandemia de coronavírus.

Na semana passada, Trump defendeu as vantagens logísticas da opção da Casa Branca, especialmente em termos de custo, mas também de segurança sanitária, em meio ao surto de COVID-19.

Os democratas, por sua vez, estão se preparando para uma convenção quase inteiramente virtual de 17 a 20 de agosto em Milwaukee, no estado de Wisconsin. Joe Biden anunciou que fará seu discurso no estado de Delaware, onde mora.