Giro

Trump em dúvida entre dois locais para oficializar sua candidatura à reeleição

Trump em dúvida entre dois locais para oficializar sua candidatura à reeleição

O presidente dos EUA, Donald Trump, chega para uma coletiva de imprensa na Casa Branca em Washington, DC, em 5 de agosto de 2020 - AFP

Donald Trump anunciou na segunda-feira (10) que dois lugares estão sendo considerados para seu discurso de aceitação da candidatura presidencial republicana para as eleições de 3 de novembro, confirmando que um deles é a Casa Branca.

Pelo Twitter, o presidente dos Estados Unidos afirmou que vai comunicar a decisão em breve e que o discurso será realizado na última noite da convenção do partido, em 27 de agosto.

A primeira opção é Gettysburg, no estado da Pensilvânia. Localizado a cerca de uma hora e meia de carro da capital, Washington, este ponto histórico da Guerra Civil americana também é o local de um famoso discurso do presidente Abraham Lincoln em 1863.

A outra opção da equipe de Trump, a Casa Branca, gerou críticas. O uso da residência oficial para essa finalidade borraria a fronteira que os presidentes dos EUA que disputam um segundo mandato devem respeitar, com a distinção entre suas atividades oficias – financiadas por dinheiro público – e atividades partidárias como candidatos.

Candidatos dos dois principais partidos americanos, Republicano e Democrata, normalmente aceitam sua indicação formal em uma convenção especial que reúne milhares de pessoas. A tradição, porém, foi interrompida este ano devido à pandemia de coronavírus.

Na semana passada, Trump defendeu as vantagens logísticas da opção da Casa Branca, especialmente em termos de custo, mas também de segurança sanitária, em meio ao surto de COVID-19.

Os democratas, por sua vez, estão se preparando para uma convenção quase inteiramente virtual de 17 a 20 de agosto em Milwaukee, no estado de Wisconsin. Joe Biden anunciou que fará seu discurso no estado de Delaware, onde mora.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?