O ex-presidente Donald Trump, que nunca admitiu a derrota nas eleições presidenciais de 2020, disse, nesta terça-feira (1º), que observou os primeiros sinais de fraude nos votos por correio na Pensilvânia, um estado-chave nas eleições de meio mandato dos Estados Unidos.

“Aqui vamos nós de novo! Eleições fraudadas!”, declarou o bilionário republicano na sua rede social, Truth Social, em uma insinuação de atos fraudulentos.

Abaixo dessa mensagem, ele postou um artigo de um site ativista que afirma que as autoridades da Pensilvânia haviam devolvido centenas de milhares de cédulas a eleitores cuja identidade não havia sido “verificada”.

A acusação foi negada pelos funcionários eleitorais deste estado, que é um dos mais questionados nestas legislativas.

“Os democratas continuam tramando porque sabem que estão com grandes problemas”, declarou Trump na última sexta-feira. “Felizmente, grandes patriotas e autoridades eleitas estão observando tudo isso de perto”, garantiu o ex-presidente (2017-2021), uma figura onipresente na campanha para as eleições de meio mandato.

A votação acontece em um clima particularmente tenso, pois as autoridades temem que a desinformação e as profundas divisões políticas podem levar a atos violentos. Algumas autoridades eleitorais e legisladores já apontaram para um aumento nas ameaças e intimidações.

Em 2020, Trump já havia acusado, embora sem apresentar provas, as autoridades de vários estados de terem vencido ilegalmente as eleições presidenciais e legislativas ao fraudar a votação pelo correio. Milhões de americanos ainda acreditam nessa teoria.