O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira que a sua relação com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, é “muito boa”, apesar do fracasso da cúpula realizada esta semana em Hanói, capital do Vietnã.

“Estou feliz em retornar do Vietnã, um lugar fantástico”, escreveu Trump em sua conta no Twitter após seu retorno a Washington na quinta à noite.

“Tivemos negociações reais com Kim Jong Un: sabemos o que querem e eles sabem o precisamo ter”, assegurou o presidente, ao se referir às árduas discussões sobre o programa nuclear norte-coreano.

“A relação é muito boa, veremos o que vai acontecer”, concluiu, resumindo em uma frase a questão da Coreia do Norte.

Oito meses depois de sua primeira cúpula em Singapura, os dois líderes fizeram uma longa viagem para uma nova reunião presencial dedicada a resolver a espinhosa questão da desnuclearização da Coreia do Norte. Mas a reunião terminou sem anúncios devido a diferenças e eles se separaram sem declaração conjunta como originalmente planejado.

Ambas as partes se culparam pelo fracasso.

Trump disse que Pyongyang exigiu o levantamento de todas as sanções impostas ao país por causa de seus programas nucleares e testes balísticos. No entanto, a Coreia do Norte disse que solicitou apenas um levantamento “parcial” dessas restrições.