Negócios

Trump acusa Google, Amazon e Facebook de conspiração com democratas

Em entrevista, presidente afirmou ainda que governo dos EUA estuda formas de enquadrar companhias em leis antitruste

Trump acusa Google, Amazon e Facebook de conspiração com democratas

Segundo Trump, está claro que Google, Amazon, Facebook e Apple constituem um monopólio nas suas áreas de atuação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o Google, Facebook e Amazon de conspirarem contra ele em uma união com o partido democrata durante as eleições de 2016, em entrevista à CNBC exibida nesta segunda-feira (10). Ele ainda afirmou que o governo está avaliando enquadrar as companhias baseado em leis antitruste.

“As pessoas falam sobre conluio. O verdadeiro conluio é entre os democratas e essas empresas porque eles eram tão contra mim durante minha campanha eleitoral. Todos disseram que se você não os tem, não pode ganhar. Bem, eu ganhei e vou ganhar de novo porque estamos bem e não somos mais tolos”, disse.

Segundo o mandatário, está claro que Google, Amazon, Facebook e Apple constituem um monopólio nas suas áreas de atuação, mas não revelou de quais formas as gigantes da tecnologia poderão ser penalizadas. “Há algo acontecendo em termos de monopólio”, disse.

As empresas já enfrentam processos semelhantes na União Europeia. Na última semana, o Google afirmou que irá recorrer na condenação de US$ 1,7 bilhão por ferir leis de concorrência por autoridades do bloco. Porém, segundo Trump, os processos serão avaliados de uma forma diferente pelo Departamento de Justiça dos EUA.

“Nós vamos, talvez, olhar de forma diferente. Temos um grande procurador geral, vamos olhar de forma diferente”, afirmou.