O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, enviou neste domingo (13) seus cumprimentos ao novo chefe do governo israelense Naftali Bennett, dizendo que espera trabalhar com ele.

“Canadá e Israel são amigos próximos unidos por valores democráticos compartilhados, uma longa história de cooperação e vibrantes laços entre os povos”, afirmou Trudeau em um comunicado divulgado por seu gabinete.

O primeiro-ministro reiterou que Ottawa “permanece firme em seu compromisso com uma solução de dois Estados, com israelenses e palestinos vivendo em paz, segurança e dignidade – sem medo e com seus direitos humanos respeitados”.

Ele também agradeceu ao ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que esteve no poder por 12 anos até ser derrotado neste domingo, “por sua valiosa parceria ao longo dos anos, em um momento em que Canadá e Israel conseguiram muito juntos”.

Um nacionalista judeu de direita e ex-magnata da tecnologia, Bennett está assumindo o comando de um governo israelense formado por uma coalizão de oito partidos, unidos apenas por seu desprezo por Netanyahu, de extrema direita.