A Triumph anunciou nesta semana a conclusão do projeto TE-1, um protótipo que servirá de base para a fabricação da primeira moto elétrica da montadora.

De acordo com a Triumph, a motocicleta possui autonomia de 161 km e o alcance da carga é bem promissor: cerca de 80% da bateria é recarregada em apenas 20 minutos. A TE-1 chega a potência máxima de 177 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

+ IPVA zero para motos até 170 cilindradas entra em vigor em janeiro de 2023
+ Produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

Testes que procuravam ampliar a autonomia das motos também deram bons resultados e, segundo a Triumph, a frenagem regenerativa, bem como a unidade geradora do motor e transmissão foram melhoradas.

A Triumph TE-1 pesa somente 220 kg e, apesar de ser elétrica, possui um ruído específico que, nas palavras da montadora, não é silencioso (o vídeo acima comprova a afirmação). Como referência, o protótipo é uma mistura da ergonomia, geometria e distribuição de peso semelhante à Speed Triple, com escala e visual da Street Triple.

O lançamento da moto no projeto final ainda não foi divulgado, mas a Triumph promete inovações até lá, de modo que a TE-1 passará por alterações.