Tribunal virtual
O americano Eric L. Loomis, de longa ficha criminal, foi condenado a seis anos de prisão, em março, após tentar fugir da polícia com seu carro, no estado de Wisconsin. Agora, ele tenta rever a decisão baseando-se num fato inédito: sua sentença teria sido definida por meio de um software.
A questão é que a corte do Estado solicitou à Justiça Federal informações sobre o passado de Loomis, para tentar definir a probabilidade de ele cometer novos crimes. A resposta veio na forma de um relatório detalhado, produzido por um sistema chamado Compas, vendido pela empresa Northpointe.
Com base em um algoritmo, o documento apontava elevada chance de reincidência. O réu alega, por sua vez, que não teve acesso a informações sobre como funciona o sistema, o que teria prejudicado sua chance de defesa. A pergunta é se chegará um dia em que a tecnologia substituirá até os juízes.
(Nota publicada na Edição 1017 da Revista Dinheiro)
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel