Um ranking internacional com os melhores queijos do mundo promovido pela Taste Atlas, plataforma internacional que elabora listas gastronômicas, apontou três queijos brasileiros nas 100 primeiras colocações.

O queijo nacional melhor colocado é o Canastra, que aparece na 11ª posição no ranking. Reconhecido em 2008 como Patrimônio Cultural Artesanal, a iguaria originaria da Serra que da Canastra (MG), ficou a frente de queijos como o Peccorino e a Mozzarella. De acordo com o Taste Atlas, seu sabor é levemente ácido e ligeiramente picante, lembrando o do Grana Padano.

+ Levantamento revela as melhores empresas do Varejo 2022; confira o ranking

Ainda dentro das 50 primeiras posições, aparece o queijo Coalho em 40º lugar. De origem nordestina, o queijo se destaca pela sua textura firme e elástica, com sabor salgado e ácido, conforme destacou a plataforma.

Já o queijo Minas ficou na 94ª posição, com suas principais características a textura macia, esponjosa e umidade, com seu sabor suave e levemente salgado, segundo descrição do site estrangeiro.

Já as três primeiras posições do ranking ficaram com queijos italianos. O primeiro lugar coube ao Parmigiano Reggiano, da região de Parma; seguido pela a Burrata, da região de Apúlia; enquanto o terceiro posto ficou com o Grano Padano, da Lombardia.