Três a cada quatro usuários da internet – o equivalente a 3,7 bilhões de pessoas -, acessarão a rede somente por smartphone até 2025, revelou uma pesquisa da World Advertising Research Center (WARC), divulgada nesta semana. Atualmente, o acesso apenas pelo dispositivo soma 2 bilhões de pessoas.

Segundo o levantamento, a maior fatia deste crescimento virá da China, Índia, Indonésia, Nigéria e Paquistão. Mesmo com o aumento, o estudo da WARC estima que 2,4 bilhões de pessoas ainda não terão acessos a smartphones no ano de 2025.

O aumento significativo aponta para a expansão do mercado de internet móvel. Em 2018, foram investidos US$ 101 bilhões no desenvolvimento de programas e aplicativos, segundo relatório da empresa de estatísticas App Annie, sendo a China responsável por 40% deste valor.

Para os analistas, a popularização da 5G a partir deste ano criará um impulso no segmento móvel ao facilitar o acesso a vídeos e aplicativos. “Os anunciantes poderão alcançar esse público com publicidade de alta qualidade através de uma conexão quase constante”, diz um trecho do relatório da WARC.

O aumento da conexão via smartphone deve consolidar a migração dos investimentos em publicidade das grades da TV para a internet móvel. Em 2018, as empresas pesquisadas pela WARC gastaram US$ 137,9 bilhões em publicidade para smartphones, valor que deve aumentar ao longo dos próximos anos.

A pesquisa também revelou que, pela primeira vez, os usuários estão acessando a web pelos dispositivos por mais tempo que em computadores e laptops. Estima-se que uma pessoa fique em média 3 horas e 22 minutos logadas pelos smartphones, contra 3 horas e 19 minutos pelos meios tradicionais.