As movimentações financeiras via canais digitais cresceram de 4,4 bilhões de transações em 2016 para 5,3 bilhões em 2017, enquanto em agências bancárias e PABs (postos de atendimento bancário) houve queda de 40 bilhões no número de saques (*). Os dados evidenciam a queda do interesse do cliente pelo atendimento tradicional. Hoje, ele está em busca de comodidade, praticidade e segurança dando origem a Fintechs como a Nubank, por exemplo.

Dentro desse contexto, as instituições financeiras têm se apoiado em soluções de Data & Analytics e Inteligência Artificial. O objetivo é acompanhar as mudanças de hábito do cliente, melhorar a interação, consolidar a relação de confiança e gerar fidelização, seja por meio de sistemas, softwares, plataformas ou ferramentas.

Ao que tudo indica, os investimentos compensam. Imagine, por exemplo, a felicidade de um cliente quando, em minutos e sem burocracia, conquista acesso a um cartão ou a uma linha de crédito porque um sistema de análise virtual de dados já garantiu à instituição financeira que ele é um bom pagador? Há ainda ferramentas treinadas para sugerir a oferta de produtos personalizados ou vantagens exclusivas ao cliente após uma análise de seu perfil, incluindo movimentação bancária, preferências de compra, comentários em redes sociais e relacionamento com outras instituições financeiras.

Esses insights são gerados a partir da análise de uma grande quantidade de dados, com agilidade e precisão. Essa eficiência impacta diretamente na redução de custos e de erros operacionais, além de aumentar a capacidade competitiva e liberar a equipe interna para funções puramente estratégicas. Porém, é importante destacar que toda essa Transformação Digital só tem sido possível graças à rapidez, segurança e confiabilidade de Cloud Computing, que suporta soluções como Data Analytics e Inteligência Artificial.

“O uso de Cloud Computing está viabilizando a Transformação Digital de uma maneira eficiente, consistente, rápida, segura e com excelente custo-benefício. Mas, a tecnologia por si só não basta, a orientação é ter ao lado uma empresa experiente, capaz de oferecer apoio em todo o processo, desde o planejamento, passando pelas configurações, até chegar à gestão dos dados e ambientes. Escolher uma empresa especializada contribui muito para que o cliente fique focado e promova a transformação do negócio mais rapidamente”, explica Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, empresa especializada em serviços de Cloud Computing e parceiro Microsoft, especializado em tecnologias em nuvem.

(*) Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2018


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