Mais de 60 anos os separam. Na década de 40, o Maybach Zeppelin, carro criado pelos fabricantes de motores do famoso dirigível, foi considerado um dos automóveis mais luxuosos de todos os tempos. Transportava apenas a fina flor da aristocracia e esbanjava classe pelas ruas. O tempo se passou, a marca alemã foi comprada pela Mercedes-Benz e, somente agora, 60 anos depois, ele renasce. O mito chamado Maybach revive sob o mesmo estigma que o alçou ao olimpo dos automóveis de luxo. Só que dessa vez chega com muito mais estilo. O supercarro da montadora alemã vai acelerar em um mercado onde marcas como Rolls Royce e Bentley predominam. O novo automóvel promete dar trabalho as rivais. E os brasileiros mais abonados poderão encomendá-lo à Mercedes. Basta estar disposto a pagar de US$ 700 mil a US$ 800 mil. Detalhe: já existem seis interessados. ?O Maybach é tão exclusivo que temos uma pessoa treinada na Alemanha para atender os clientes. Somente ele pode falar sobre o carro?, diz Luiz Fernando Bereia, diretor de vendas da Daimler Chrysler.

Quem desembolsa tanto dinheiro pelo carro poderá fazer as suas exigências. A máquina conta com uma capacidade de personalização inédita no mundo. O dono pode escolher mais de 2 milhões de combinações. Se, por exemplo, um fazendeiro comprá-lo e quiser que o banco do carro seja feito com o couro do gado de sua fazenda, ele o terá. Isso pode ser feito nas duas versões: o Maybach 57 e o 62. Ambas contam com o mesmo nível de tecnologia embarcada. Porém, o modelo 62 é maior. Com 6,2 metros de comprimento, o automóvel não tem nada de lento como o tamanho faz pensar. Vale lembrar que uma Mercedes S500, por exemplo, tem cinco metros. O motor do Maybach de 550 cavalos de potência faz com que o carro atinja 100 km/h em 5,4 segundos e sua velocidade máxima de 250 km/h só não é maior devido a um limitador.

O que chama mais atenção no novo Maybach é o conforto. Não é exagero dizer que seu interior pouco se parece com o de um automóvel. As poltronas reclinam-se como as da primeira classe de um avião. Quem estiver sentado em um Maybach não escutará nem um ruído externo devido a sua acústica. Mas se quiser poderá acessar a internet, assistir televisão e DVD em duas telas de cristal líquido. Além de poder usar seis linhas telefônicas. Enquanto conversa sobre seus negócios, degusta uma champanhe nas taças de prata que vêm com o carro. Isso se você não quiser sentir o calor do sol pelo teto confeccionado em polímeros que permitem reduzir e aumentar a luminosidade externa dentro do carro. Mas se no trajeto o carro der problema basta apertar um botão. Ele acionará, via satélite, o representante da Mercedes. ?Eu vou até o local e resolvo o problema?, diz Philip Derderian, gerente de vendas de automóveis importados da Mercedes. Não é para menos. Trata-se de uma máquina de quase R$ 3 milhões.