Agronegócio

Traders pedem que governo da Ucrânia cancele restrições à exportação de trigo

Traders pedem que governo da Ucrânia cancele restrições à exportação de trigo

Foto de arquivo de um campo de trigo de inverno em Husachivka, na região de Kiev


(Reuters) – O sindicato ucraniano de traders de grãos UGA pediu ao governo que cancele as restrições às exportações de trigo, já que os estoques estão muito altos e os embarques não afetariam a segurança alimentar ucraniana, disse o sindicato nesta terça-feira.

Em março, a Ucrânia introduziu licenças de exportação para trigo, milho e óleo de girassol. Duas semanas depois, o governo cancelou as restrições à exportação de milho e óleo de girassol.

A Ucrânia está entre os principais produtores e exportadores mundiais de grãos e é um importante exportador de óleo de girassol.

O país colheu 33 milhões de toneladas de trigo em 2021 e planejava exportar 25,3 milhões de toneladas na temporada 2021/22 julho-junho.



Mas os embarques quase pararam desde o final de fevereiro devido à invasão pela Rússia e ao bloqueio dos portos do Mar Negro.

“Cerca de 12 milhões de toneladas de trigo ainda estão armazenadas na Ucrânia, enquanto faltam menos de 3 meses para a nova colheita, e o consumo interno pode ser de cerca de 1,5 milhão de toneladas”, disse a UGA em comunicado.

“O cancelamento das licenças de exportação simplificará o mecanismo de exportação de trigo e liberará capacidade de armazenamento para a nova safra”, afirmou.


A Ucrânia é um produtor tradicional de trigo de inverno e, segundo traders, a maior parte da safra está em boas condições.

(Por Pavel Polityuk)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI340JJ-BASEIMAGE