Mesmo se você não amar o seu emprego, na maioria dos casos, a sua função é tolerável. Porém, se você tiver um colega de escritório reclamando o dia inteiro vai ser muito mais difícil de viver o expediente. Ou seja, a insatisfação no trabalho é contagiosa.

A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Eles atribuíram esse efeito cascata a um fenômeno psicológico chamado de contágio social, segundo o qual os comportamentos e atitudes se espalham entre as pessoas, que então assumem essas características.

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Em entrevista à BBC News, Hemant Kakkar, professor de administração e organizações da universidade, disse que o fenômeno pode ocorrer com emoções positivas ou negativas. “O contágio emocional ocorre com mais facilidade quando alguém não tem opinião definida sobre a situação e a pessoa que está demonstrando suas emoções é alguém próximo, ou que você respeita”, completa.

A insatisfação desmedida dos funcionários pode prejudicar a percepção do local de trabalho pelos colegas. A pesquisa destaca ainda que, embora as amizades no ambiente de trabalho possam ajudar a manter o comprometimento dos funcionários, elas podem também servir de potencial vetor de lamentações. Você pode ler a pesquisa completa aqui (em inglês).