Descendo até 40 metros abaixo do Mar Báltico, o túnel imerso mais longo do mundo ligará a Dinamarca e a Alemanha, reduzindo o tempo de viagem entre os dois países quando for inaugurado em 2029.

Após mais de uma década de planejamento, a construção do túnel Fehmarnbelt começou em 2020 e nos meses desde que um porto temporário foi concluído no lado dinamarquês. Ele abrigará a fábrica que em breve construirá as 89 seções maciças de concreto que formarão o túnel.

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O túnel, que terá 18 quilômetros de extensão, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, com um orçamento de construção de mais de US$ 7,1 bilhões.

A título de comparação, o túnel do Canal da Mancha de 50 quilômetros ligando a Inglaterra e a França, concluído em 1993, custou o equivalente a US$ 13,6 milhões em dinheiro de hoje. Embora mais longo que o Túnel Fehmarnbelt, o Túnel da Mancha foi feito usando uma máquina de perfuração, em vez de imergir seções de túnel pré-construídas.

Ele será construído no Cinturão de Fehmarn, um estreito entre a ilha alemã de Fehmarn e a ilha dinamarquesa de Lolland, e foi projetado como uma alternativa ao atual serviço de balsa de Rødby e Puttgarden, que transporta milhões de passageiros todos os anos. Onde a travessia agora leva 45 minutos de balsa, levará apenas sete minutos de trem e 10 minutos de carro.

O túnel, cujo nome oficial é Fehmarnbelt Fixed Link, também será o túnel rodoviário e ferroviário combinado mais longo do mundo. Será composto por duas autoestradas de pista dupla – separadas por uma passagem de serviço – e duas vias férreas eletrificadas.

“Hoje, se você fizesse uma viagem de trem de Copenhague a Hamburgo, levaria cerca de quatro horas e meia”, diz Jens Ole Kaslund, diretor técnico da Femern A/S, empresa estatal dinamarquesa responsável pela o projeto. “Quando o túnel estiver concluído, a mesma viagem levará duas horas e meia.

Além dos benefícios para trens e carros de passageiros, o túnel terá um impacto positivo em caminhões e trens de carga, diz Kaslund, porque cria uma rota terrestre entre a Suécia e a Europa Central que será 160 quilômetros mais curta do que hoje.

No momento, o tráfego entre a península escandinava e a Alemanha via Dinamarca pode pegar a balsa pelo Fehmarnbelt ou uma rota mais longa através de pontes entre as ilhas da Zelândia, Funen e a península da Jutlândia.

Agora que o porto temporário no local dinamarquês está concluído, várias outras fases do projeto estão em andamento, incluindo a escavação da vala real que abrigará o túnel, bem como a construção da fábrica que construirá as seções do túnel. Cada seção terá 217 metros de comprimento (aproximadamente metade do comprimento do maior navio porta-contêineres do mundo), 42 metros de largura e 9 metros de altura. Pesando 73.000 toneladas cada, eles serão tão pesados ​​quanto mais de 13.000 elefantes.