O Yaris da Toyota ganhou o cobiçado prêmio Carro Europeu do Ano, derrotando empresas como o novo Fiat 500 totalmente elétrico e o Volkswagen ID.3, bem como o SUV Defender da Land Rover.

O carro japonês levou o título de melhor modelo para 2021 com 266 pontos, cerca de 26 a mais que o Fiat. Um júri de 59 membros, composto por jornalistas automotivos de 22 países, selecionou o vencedor entre sete modelos que chegaram à rodada de finalistas.

+ Volvo fabricará apenas carros elétricos a partir de 2030 com vendas on-line

É a segunda vez que um Yaris ganha o prêmio, repetindo o feito de 2000, quando a primeira geração do carro – junto com o Yaris Verso MPV – recebeu o título de Carro Europeu do Ano. E apenas a terceira vez que a Toyota conquista o prêmio continental desde que foi lançado em 1964, com o Prius ganhando o título mais recentemente para a marca japonesa em 2005.

Este ano, o júri elogiou a tecnologia elétrica híbrida do Yaris por sua direção suave, baixas emissões e preço acessível. Yaris também foi reconhecido por seu design, desempenho dinâmico e segurança líder de classe. Além disso, o júri apreciou particularmente o sucesso da Toyota em reacender a paixão pelo mercado de hot hatch em toda a Europa com o lançamento do GR Yaris

O prêmio Carro Europeu do Ano de 2021 chega poucos dias depois que o novo Yaris se tornou o carro mais vendido na Europa pela primeira vez, um sinal claro de que os clientes concordam com a opinião do júri.

Em segundo lugar na votação ficou o novo 500 da Fiat, com 240 pontos, que terminou acima do SUV Cupra Formentor por um único voto. O hatchback elétrico VW ID.3 foi o quarto, seguido pelo Skoda Octavia e Land Rover Defender – este último recebendo 164 pontos na votação.