SÃO PAULO (Reuters) – A Toyota informou nesta quarta-feira que vai parar a fábrica de carros em Sorocaba (SP) a partir da próxima semana até o final do mês por falta de componentes e que a unidade de motores em Porto Feliz (SP) também será parcialmente afetada.

A companhia afirmou que as paradas vão ocorrer entre 18 e 27 de agosto e que a decisão deve-se à “falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia”.

+ Toyota lança programa que permite ao produtor pagar veículo com soja e milho

Desde meados do primeiro trimestre, montadoras do Brasil têm relatado problemas com fornecimento de insumos, principalmente microprocessadores que equipam uma série de sistemas dos veículos atuais, desde freios a plataformas de entretenimento.

“Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo…nesse momento uma parada é inevitável”, afirmou a companhia japonesa.

A Toyota afirmou que os funcionários afetados pelas paralisações entrarão em férias coletivas, com o retorno às atividades programado para 30 de agosto. As demais unidades da companhia no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais.