A Toyota anunciou no início do mês de julho que pretende realizar grandes investimentos na Indonésia como parte de seu plano de transição para uma linha de veículos 100% elétricos. No total, a Toyota Motor Corp irá investir no país asiático cerca de US$ 2 bilhões nos próximos quatro anos, segundo a Reuters. O acordo foi fechado em parceria com o ministro de assunto marítimos da Indonésia, Luhut Pandjaitan.

O objetivo da montadora é que metade de suas vendas de veículos seja de elétricos até 2025, cinco anos do plano inicial da empresa. Em comunicado divulgado pelo ministério da Indonésia, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, explicou que a escolha pelo país se deu por um plano já estabelecido por eles de desenvolvimento de veículos elétricos, e que a montadora enxerga o país um dos principais locais para o investimento de alternativas de mobilidade sustentável.

A Toyota anunciou que pretende iniciar suas operações no país com a produção de  híbridos, seguindo os planos de metas estabelecidos pelo governo local. Outro ponto que chamou a atenção da montadora japonesa é a grande reserva de minério de níquel na Indonésia, matéria-prima das baterias de lítio, usadas para energizar os carros movidos a eletricidade. O país já anunciou planos de renúncias fiscais para produtores de baterias deste tipo, com foco em se tornar um líder regional do produto.