TÓQUIO (Reuters) – A Toyota disse nesta quinta-feira que faria o recall de 2.700 de seus primeiros carros elétricos produzidos em massa para o mercado global por causa do risco de as rodas se soltarem.

A maior montadora do mundo em vendas apresentou o recall dos SUVs bZ4X ao Ministério dos Transportes do Japão. Dos 2.700 veículos, 2.200 foram destinados à Europa, 260 aos Estados Unidos, 20 ao Canadá e 110 ao Japão, informou a empresa.

A Subaru também disse na quinta-feira que estava fazendo o recall global de cerca de 2.600 unidades do Solterra, seu primeiro veículo totalmente elétrico desenvolvido em conjunto com a Toyota, pelo mesmo motivo.

O regulador de segurança do Japão disse que curvas fechadas e frenagens repentinas podem fazer com que um parafuso do eixo se solte, aumentando o risco de desprendimento das rodas do veículo. Ele disse que não tinha conhecimento de quaisquer acidentes causados ​​pelo defeito.

O regulador aconselhou os motoristas a pararem de usar o veículo até que uma medida de reparo mais “permanente” estivesse em vigor.

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Todos os carros recolhidos no Japão ainda não foram entregues aos clientes, pois foram feitos para test drives e exibição, disseram porta-vozes das montadoras.

“Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar a você”, disse a Toyota em seu site. “Teríamos reparado o mais rápido possível, mas estamos investigando os detalhes.”

Um porta-voz da Toyota disse que nem todos os modelos foram submetidos ao recall, mas se recusou a dizer quantos foram fabricados no geral.

Para a Subaru, a maioria dos veículos eram para revendedores e nenhum foi entregue a clientes nos Estados Unidos, disse um porta-voz da Subaru.

O recall ocorre menos de dois meses depois que a Toyota, relativamente atrasada no mercado de veículos elétricos, lançou o SUV elétrico, bZ4X, no mercado doméstico japonês, mas com opção apenas de locação.

Os modelos híbridos gasolina-elétricos continuam muito mais populares no mercado doméstico da Toyota do que os totalmente elétricos, que representaram apenas 1% dos carros de passeio vendidos no Japão no ano passado, com base em dados da indústria.

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