O Toyota Etios não será mais vendido no Brasil a partir do mês que vem, segundo informou a Toyota nesta terça-feira (2). Produzido na fábrica da montadora em Sorocaba, o Etios terá seu volume de produção realinhado para dar espaço ao novo modelo do Corolla Cross, que será comercializado nos próximos dias.

As versões hatchback e sedã seguirão em produção no Brasil, mas apenas para atender a demandas de países vizinhos como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

+ Isenção do IPI para carros adaptados fica limitada a R$ 70 mil
+ Toyota Yaris foi eleito o Carro Europeu do Ano de 2021
+ Volvo fabricará apenas carros elétricos a partir de 2030 com vendas on-line

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, disse em nota Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Para quem comprou uma unidade do Etios desde a sua chegada ao País em 2012, os serviços de assistência da montadora seguirão normalmente nas concessionárias, diz a montadora. Nos últimos 8 anos foram produzidos mais de 620 mil modelos do veículo.

De acordo com dados apontados pela Toyota, o Etios deve encerrar 2021 com crescimento de 30% nas vendas em comparação ao ano passado e a projeção é de produzir 170 mil unidades até dezembro. Pelo menos 30% dessa produção vai abastecer o mercado latino-americano.

“No contexto regional, temos um portfólio amplo que oferece ao nosso consumidor várias possibilidades produzidas em solo latino-americano, indo desde automóveis de passeio, como o próprio Etios, Yaris e Corolla, até os utilitários, Hilux e SW4, feitos em solo argentino. O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, indicou por nota Gustavo Salinas, diretor regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe.