Separada da Semp, hoje com a TCL, a Toshiba planeja retornar ao mercado de televisões brasileiro, após sucesso na década de 1990 e 2000. E a aliança para voltar a fabricar no Brasil chegou através da Multilaser, união que deve produzir as primeiras unidades prontas para venda ainda neste primeiro semestre.

A Multilaser fechou parceria com o grupo chinês Hisense, parceiro global da Toshiba, colocando a companhia japonesa como uma das 20 marcas do portfólio que a Multi controla no mercado atualmente.

+ Totvs fecha parceria para integrar plataforma em marketplace do Magazine Luiza
+ Vivo lança plataforma que alia compra online à interatividade da TV digital

O anúncio marca a volta de uma marca conhecida no mercado brasileiro e em um momento em que a Samsung é o principal nome de vendas quando o assunto é televisão no País. Além disso, é uma forma de manter a competitividade no setor, já que a Sony deixou a produção de eletrônicos no Brasil no início deste ano.

A programação da Toshiba, segunda a Exame, é lançar dois modelos de TV em maio. As televisões contarão com telas de 55 e 65 polegadas, resolução 4K e tecnologia de pontos quânticos no painel, usada nos aparelhos da Samsung e TCL, e rival dos painéis OLED da LG.

As TVs contarão com a assistente virtual da Amazon, a Alexa, além de aplicativos de transmissão como Netflix e YouTube.

Até o fim do ano a ideia é lançar modelos com telas menores, entre 32 e 50 polegadas e a projeção a Multilaser é vender 100 mil peças em 2021 e 1 milhão de televisores até 2026.