A Covid-19 adiou a realização das Olimpíadas para este ano e, preocupadas com o aumento no número de casos da doença, várias cidades japonesas decidiram impedir o acesso do público aos locais da competição. Os dados dos últimos dois dias mostram que as autoridades japonesas tinham motivos para a preocupação.

Nesta quarta-feira (28), Tóquio registrou recorde no número de novos casos de covid – foram 3.177 casos nas últimas 24 horas, 1.345 a mais do que na semana passada. Já são dois dias de número recorde de novos casos.

+ Mais nove casos da cepa Delta são confirmados na cidade de SP; total chega a 22

Por outro lado, mesmo com o aumento pessoas infectadas, não houve aumento no número de mortes, com a média móvel sendo de um óbito para uma população de 14 milhões de pessoas, conforme o IG.

Não dá para afirmar que a elevação na quantidade de infectados está relacionada aos jogos. A estimativa é que 150 pessoas que estão trabalhando no evento testaram positivo para a Covid-19.

O fato é que a vacinação no Japão ainda está em ritmo bastante lento, com apenas 1% da população imunizada aliado a isso, a variante Delta, que pode chegar ao país com a entrada dos estrangeiros, coloca o país em alerta.