Para os fãs de aviação, o novo Top Gun: Maverick, em cartaz nos cinemas, tem todos os ingredientes para agradar. Tom Cruise e outros atores estão realmente dentro dos jatos, em manobras arriscadas — e num embate entre uma velha e uma nova tecnologia.

No primeiro filme de 1986, Cruise pilotava o mordaz F-14 Tomcat. Mas 36 anos se passaram, o caça virou peça de museu e foi substituído pelos F/A-18 Super Hornet. É um passo gigante em modernidade, mas que lembra a F1: os velhos motores turbos eram mais rápidos, mas os carros de hoje são mais ágeis e modernos. O primeiro parece um velho computador Atari com asas. O segundo, uma espaçonave com telas touchscreen. O aposentado, no entanto, volta à cena em uma parte do filme para mostrar que, até certo ponto, o piloto faz o avião.

A Marinha não permitiu que Cruise, que tem vários brevês, comandasse o Hornet — ele está fingindo, no segundo cockpit, mas quase ninguém percebe. O aluguel de cada caça ficou por US$ 11 mil a hora.

Fabio X

(Nota publicada na edição 1276 da Revista Dinheiro)