AUXÍLIO VIA CEF Quase para surpresa de ninguém, desde que foi anunciado pelo governo o Auxílio Emergencial de R$ 600 para profissionais autônomos, foram identificados diversos perfis falsos com o nome de Banco Caixa e de Auxílio Emergencial Caixa, simulando ser do suporte oficial da Caixa Econômica Federal. Qualquer usuário pode criar uma conta business no Instagram e no Facebook.

APPS E SITES No último mês, a Apura identificou na Play Store do Google apps falsos que, uma vez baixado, solicita ao usuário o preenchimento de um cadastro completo, entregando assim, seus dados pessoais.

LIVES FALSAS Se você já estava sem paciência para lives, imagine lives falsas? Contas fakes no Instagram e no Youtube durante a transmissão de conteúdo real de uma live têm o QR Code para doação financeira alterado, direcionado a uma conta do criminoso.

CERVEJA Criminosos utilizam o site de uma fabricante de cervejas e oferecem, por exemplo, quatro barris de cerveja grátis para que ‘você fique em casa’. O site pede para responder a algumas perguntas simples, compartilhar no whatsapp e por fim solicita o seu número de telefone para cadastrá-lo em serviços premium cobrando semanalmente um valor fixo que aparecerá na sua fatura de telefone.

8 DICAS PARA EVITAR FRAUDE
1. Evite clicar em links em e-mails não solicitados e tenha cuidado com os anexos de e-mail.
2. Use fontes confiáveis para obter informações baseadas em fatos sobre a Covid-19.
3. Não revele informações pessoais ou financeiras por e-mail e não responda a solicitações.
4. Antes de clicar em um link recebido por SMS ou whatsapp confirme se vai se tratar do site verdadeiro.
5. Valide se o aplicativo é oficial e correto antes de instalá-lo.
6. Verifique a autenticidade de uma instituição de caridade antes de fazer doações.
7. Quando for utilizar um QR Code para pagamento ou doação, verifique se realmente se trata do código vindo do site ou live oficial.
8. Se identificar uma fraude, denuncie para as autoridades responsáveis.