OK, toda a culpa do mundo não pode ser imputada ao Jair. Mas as do Brasil, sem dúvida. Ao jogar todo decoro e liturgia de seu cargo no lixo, ele permite o vale tudo institucional. O da semana partiu do delegado Bernardo Guidali Amaral, da Polícia Federal. Ele pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito contra o ministro Dias Toffoli por suposto favorecimento de prefeitos do Rio de Janeiro em troca de R$ 4 milhões. A solicitação se baseia exclusivamente na delação premiada de Sérgio Cabral (MDB), ex-governador do Rio de Janeiro. Raquel Dodge, ex-procuradora-geral da República, já havia arquivado trechos da colaboração de Cabral que citam Toffoli por considerar falta de elementos contra o ministro. O aparentemente letárgico Augusto Aras deve agora se manifestar e seguir o mesmo caminho. Guidali Amaral é muito próximo de Sergio Moro, o que explica muita coisa. Especialistas ouvidos pela ConJur afirmam que não há nada que justifique a abertura do inquérito contra Toffoli. De toda forma, o ministro Luiz Edson Fachin determinou que o plenário do STF decidirá sobre o tema na sexta-feira (21).

AMÉRICA LATINA
Colômbia, sinal de alerta

Para compensar os gastos com a pandemia, o governo colombiano fez algo que se ensaia por aqui: aumentar impostos. A reação foi imediata. Protestos que duram 15 dias e tiveram como resposta uma ação policial tipicamente latino-americana. Violenta e desproporcional, deixando já mais de 30 mortos, além de um número desconhecido de desaparecidos. Resultado: a greve geral tomou conta do país e afeta as três principais cidades – a capital Bogotá (7,6 milhões de habitantes), Cali (2,5 milhões) e Medellín (2,2 milhões), encurralando o presidente Ivan Duque.

FAIXA DE GAZA
Israel versus Hamas

Grupo que governa a Faixa de Gaza, o Hamas lançou nova bateria de foguetes contra Israel na quarta-feira (12) depois que os mísseis israelenses destruíram um terceiro edifício no território sitiado. O Hamas confirmou que seu comandante local, Bassem Issa, foi morto em um ataque aéreo. O Ministério da Saúde de Gaza disse que o número total de mortos desde o início da ofensiva é de 56 pessoas – uma em cada quatro é criança.

Seis israelenses, incluindo uma criança, também foram mortos. A questão concreta não é apresentar os dois lados da encrenca, mas buscar o que origina a ostensiva de violência, a maior em sete anos. Para os palestinos, começou com colonos apoiados pelo Estado de Israel, pelo Judiciário e pela polícia para retirá-los à força de suas casas em Sheikh Jarrah. Para os judeus, trata-se de uma questão de direito à propriedade transformada em causa nacionalista.

“Uma diferença é uma diferença apenas se fizer diferença” Darrell Huff (1913-2001) Autor do Best-seller Como Mentir Com Estatísticas.

VOO AF 447

Um tribunal de apelações de Paris decidiu na quarta-feira (12) que tanto a Air France quanto a Airbus devem enfrentar um julgamento pela queda do jato A330 em junho de 2009.

O voo AF 447, do Rio de Janeiro a Paris, mergulhou no Oceano Atlântico durante uma tempestade matando todas as 228 pessoas a bordo. A velha disputa entre erro humano ou mecânico está no centro da decisão. O novo posicionamento reverte decisão de 2019, que isentava as empresas de culpa.

ÁLBUM DE FAMÍLIA
Uma foto vale por 1.000 mugidos

TERMÔMETRO
CPI COVID

Intensidade dos depoimentos que comprometem diretamente Bolsonaro.

NÚMEROS EM PRETO & BRANCO
LEI 3.353