Economia

Todas as cinco atividades de serviços registraram alta em junho ante maio

Todas as cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de maio para junho. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, o volume de serviços prestados subiu 1,7% em junho ante maio. os destaques foram as expansões dos serviços de informação e comunicação (alta de 2,5%, alcançando o patamar mais alto da série histórica, iniciada em janeiro de 2011), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,7%, para o nível mais elevado desde maio de 2015) e serviços prestados às famílias (8,1%, para o maior patamar desde fevereiro de 2020).

Também houve avanços nos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e nos outros serviços (2,3%).

Confronto interanual



Ainda de acordo com o IBGE, todas as cinco atividades de serviços registraram avanços em junho de 2021 em relação a junho de 2020.

O volume do setor de serviços teve uma alta de 21,1%, impulsionada por uma base de comparação extremamente baixa, uma vez que o setor ainda estava bastante afetado pela crise sanitária em junho de 2020, ponderou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

Os serviços prestados às famílias cresceram 72,6% em junho de 2021 ante junho de 2020. Os transportes subiram 28,0%, serviços profissionais e administrativos aumentaram 16,6%, o segmento de outros serviços avançou 15,6%, enquanto informação e comunicação teve expansão de 13,6%.

Difusão

O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – alcançou 83,1% em junho, o mais elevado da série histórica iniciada em janeiro de 2012, também impulsionado pela base de comparação depreciada, afirmou Lobo.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km