O segundo final de semana consecutivo estendido por um feriado acontece em três dias. Nesta quinta-feira (21) é celebrado o dia de Tiradentes, feriado nacional que celebra o Dia da Inconfidência Mineira e homenageia José Joaquim da Silva Xavier. Por ser um feriado nacional, a data vai interromper diversos serviços básicos em todo o País.

Neste ano, porém, o feriado será diferente. Por conta da pandemia, muitos estados decidiram suspender as festas de Carnaval, e cidades como São Paulo e Rio de Janeiro adiaram os desfiles das escolas de samba para abril.

Na quarta-feira (20), começam os primeiros desfiles na Sapucaí, no Rio de Janeiro. O Grupo Especial desfila no fim de semana (22 e 23 de abril). A apuração será no dia 26 (terça), enquanto os desfiles das campeãs acontecem no dia 30 (sábado). Em São Paulo, o grupo especial começa a desfilar na sexta (22), no sambódromo do Anhembi. O desfile das campeãs também acontece no dia 30.

+ Feriado: quais os documentos do carro você pode levar no smartphone

Devo trabalhar?

Segundo portaria divulgada no início do ano pelo governo federal, indicando os feriados e pontos facultativos, este feriado é nacional e, portanto, deve ter dispensa de atividade, com exceção de trabalhos essenciais. Além disso, a remuneração deve ser dobrada pelo dia trabalhado, caso a empresa exija o comparecimento ao serviço e não conceda folga aos trabalhadores.

Algumas empresas podem oferecer o ponto facultativo na sexta-feira (22). Ou seja, trabalhar é uma decisão do empregado, caso seja concedido ponto facultativo. Caso a empresa opte por trabalhar no dia de comemoração, o funcionário que resolver faltar ao emprego pode receber uma advertência e, em alguns casos, perder o emprego.

Transporte público

O transporte público de São Paulo vai funcionar na quinta-feira como se fosse um dia de domingo ou feriado, com intervalos maiores entre um veículo e outro. Na sexta-feira (22), a frota será de dia útil.

Rodízio de veículos

Todo o rodízio municipal está suspenso nesta quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), retornando apenas na segunda-feira (25).

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas e somente os canais digitais de atendimento, como homebanking, e as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes. As faturas de consumo como água, energia, telefone e boletos com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos no próximo dia útil, sem acréscimo de valor.

No dia 22 de abril, sexta-feira, o atendimento ao público acontece normalmente nas agências. Para os boletos bancários de clientes cadastrados no débito automático, o pagamento poderá ser feito via DDA (Débito Direto Autorizado).

“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu de Faria.

INSS

As agências do INSS estarão fechadas no dia 21 de abril. No dia 22 de abril, o atendimento ao público acontece normalmente.

Shoppings

Os shoppings devem seguir horário de funcionamento como um dia de feriado qualquer na quinta, das 14h às 20h, retornando ao horário normal na sexta e sábado (10h às 22h) e seguindo domingo das 14h às 20h.

Próximo feriado

Depois de Tiradentes, o próximo feriado prolongado será só em novembro, no dia 15 (Proclamação da República), porém, a data cai numa terça-feira e nem todas as empresas aceitam emendas de folgas.