Giro

Tipos de turismo: o que fazer de acordo com o seu perfil e vontades?

Crédito: Reprodução/Pexels

Qual é a função do turismo?, O que é o turismo hoje?, Qual o conceito de turismo usado pela OMT?, Quais conceitos são fundamentais para caracterizar o turismo?, Qual é a importância da geografia para o turismo?, O que é o turismo de massa?, Quais são as características do turismo?, Quem faz Turismo é chamado de quê?, Quanto tempo é considerado Turismo?, Quais são as formas de Turismo?, Quais os principais motivos de viagem das pessoas?, Quais fatores podem explicar o crescimento do setor de turismo?, Quais são as três condições essenciais para que uma pessoa faça uma viagem de turismo? (Crédito: Reprodução/Pexels)

O turismo é uma atividade econômica que passa por muitas variações e inovações. Os diferentes perfis de turistas, com expectativas e motivações diferentes e diversas fazem com que seja necessário entender esta demanda para que produtos e serviços turísticos sejam oferecidos atendendo a expectativas desses grupos.

A segmentação da oferta baseada na demanda define os tipos de turismo existentes e leva em conta aspectos geográficos, históricos, arquitetônicos, esportivos, manifestações culturais, serviços públicos e privados, meios de hospedagem e lazer. De acordo com essas definições, o Ministério do Turismo definiu os principais tipos de turismo no Brasil.

+ Espanha passa à ofensiva para conservar sede da Organização Mundial do Turismo

Turismo cultural
O turismo cultural é a atividade turística relacionada à vivência com o patrimônio histórico cultural, com os eventos culturais valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura de um povo.



Quem pratica este tipo de turismo está interessado na experiência e na vivência das pessoas do lugar. Eles se interessam por museus, catedrais, galerias de arte, sítios arqueológicos, tudo que conte a história do lugar. Aqui no Brasil, esse tipo de turismo acontece com frequência em cidades históricas como Ouro Preto e Olinda.

Ecoturismo
Segundo o EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo), o ecoturismo é uma atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a preservação e conservação dos lugares e ainda, busca uma formação voltada para o meio ambiente através de experiências no ambiente natural. O turista desta modalidade gosta de hotéis fazenda, parques naturais, rios, lagoas etc.

Turismo de Estudos ou Intercâmbio
Neste tipo de turismo, o viajante pode conhecer lugares novos e de quebra aprender mais sobre a língua, fazer cursos de graduação, mestrados e doutorados, investindo em seu crescimento profissional e pessoal. Viagens para trabalhar voluntariamente em projetos sociais também podem ser considerados Turismo de Estudos.

Turismo Rural
Este tipo de turismo é para quem quer viajar e desfrutar da calma e beleza do campo. Atividades como andar a cavalo ao ar livre, beber leite ao pé da vaca, tomar um café da manhã com elementos da culinária rural como queijos, bolos de fubá e um café feito em fogão à lenha são escolhidas pelo viajantes que querem praticar o turismo rural.

O que importa para essas pessoas é a vivência no campo e o investimento nas famílias que usam o campo para se sustentar.

Turismo de Esportes
Este tipo de turismo é formado basicamente por pessoas que amam os esportes e viajam para qualquer lugar para participar de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Essas pessoas aproveitam os dias em que vão ficar na idade para conhecer a cultura do lugar.

Turismo de Aventura
Este tipo de turismo é buscado por turistas que gostam de uma boa adrenalina e de atividades radicais como trekking, mergulho, rapel, rafting, arvorismo, voos de asa delta etc. Essas pessoas estão sempre em busca de superar seus limites e se desafiar.

Turismo de Negócios e Eventos
Este tipo de turismo é praticado por quem faz reuniões de negócios e para aqueles que vão até um destinos para congressos, seminários, feiras voltados para o ambiente corporativo. Geralmente eles viajam por motivos relacionados ao trabalho e não é levado em conta períodos de férias ou feriados prolongados.

Turismo de Sol e Praia
Este tipo de turismo o brasileiro conhece bem. Quem ama sol, mar e uma boa praia, pratica esta atividade o ano todo. Geralmente os turistas escolhem os períodos de férias e feriados prolongados para curtir o litoral do país.

Turismo de Saúde
O turismo de saúde é praticado por pessoas que querem descanso e cuidar do corpo e da alma. Pessoas a procura de banhos termais, spas, curas através de cristais e ervas são os turistas que procuram destinos para este tipo de turismo.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km