Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) – Um berço do terminal Tiplam, no porto de Santos (SP), atingiu taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas por hora na exportação de grãos e açúcar, colocando a estrutura como a mais ágil nos embarques dessas commodities do país, afirmou a operadora de logística integrada VLI à Reuters.

Esse ritmo de embarques foi alcançado após a VLI ter implantado um segundo carregador (“shiploader”) no local e realizado testes em setembro. Mas não foi só o equipamento adicional que permitiu tal velocidade no carregamento, que depende também da expertise das equipes da VLI.

“A taxa efetiva é possível graças ao planejamento e estudo dos times de Operação e Manutenção que tornaram viável o procedimento sem comprometer a integridade dos navios”, explicou o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste da VLI, Denílson Fernandes.

Com o segundo carregador, há um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas em comparação com os carregamentos que utilizam um único “shiploader”.

Segundo ele, a operação de carregamento com dois ‘shiploaders’ simultâneos é bastante incomum e requer uma expertise específica, uma vez que é preciso executar com precisão a retirada da água de lastro de forma simultânea à entrada da carga, para não comprometer a estabilidade da embarcação.

Cada carregador tem capacidade para escoar até 3 mil toneladas por hora, mas o despejo não pode ser a 100% da velocidade, justamente para preservar a estabilidade do navio e sua integridade.

A companhia não divulgou dados comparáveis com outros terminais, mas disse que a taxa de carregamento com dois carregadores é a maior entre os de referência.

A VLI projeta impactos positivos com a implantação do equipamento.

“A expectativa é de que o Tiplam em 2021 realize volumes superiores aos praticados nos últimos anos e o carregamento simultâneo integra uma série de processos para os quais a companhia direciona esforços, obtendo assim reais ganhos em eficiência”, afirmou Fernandes, sem detalhara volumes específicos.

O Tiplam movimentou 12,6 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e fertilizantes em 2020, alta de 16,3% ante 2019.

No terminal, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos torna o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de seis composições, cada uma com 80 vagões, responsáveis pela entrega de 35 mil toneladas entre açúcar e grãos (no período da safra), segundo dados da empresa.

O Tiplam opera com quatro berços, sendo que dois deles atuam exclusivamente na exportação.

A VLI, que engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais portuários situados em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES), movimentou nos portos em que atua mais de 60 milhões de toneladas em 2020, ou cerca de 20% da safra brasileira de grãos e açúcar.

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