Como resultado das negociações anunciadas em julho pelas duas operadoras, TIM e Telefônica Brasil, dona da Vivo, assinaram dois contratos de compartilhamento de infraestrutura de rede móvel 2G, 3G e 4G. Em comunicado conjunto, as duas teles afirmam que o acordo permitirá o acesso a 400 cidades para cada uma, no decorrer do primeiro ano de vigência do contrato.

As companhias vão criar uma rede única de tecnologia 2G em áreas onde as duas operadoras estão presentes, iniciativa que vai abranger todo o território nacional, envolvendo cerca de 2.700 cidades. Haverá a desativação de sites sobrepostos, o que resultará em diminuição de custos e otimização de uso da infraestrutura.

Outra iniciativa prevista nos acordos é criar uma rede única de 3G e 4G em cidades de até 30 mil habitantes onde apenas uma das operadoras está presente, e onde ambas já oferecem serviços. Também haverá a expansão de cobertura em cidades nas quais somente uma delas têm cobertura 3G e 4G. Cada uma cederá acesso á sua rede em mais de 400 municípios, portanto, o alcance do acordo supera as 800 cidades, resultando na expansão da rede 4G com menores investimentos, segundo as operadoras.

As empresas farão ainda uma consolidação de rede, em um escopo inicial de 50 cidades, com cada operadora ficando responsável por 25 localidades. O projeto inicial está previsto para ser finalizado e ter um balanço em 180 dias após seu início. Neste momento, a expansão desta consolidação será definida, com potencial para abranger mais de 1.600 cidades.