Geral

TikTok perdeu 15 milhões de usuários em duas semanas de suspensão na Índia, aponta estudo

Segundo o relatório da empresa de análise Sense Tower, os downloads globais do aplicativo da Bytedance caíram 33% em abril em comparação ao mês anterior

TikTok perdeu 15 milhões de usuários em duas semanas de suspensão na Índia, aponta estudo

O aplicativo ultrapassou a barreira de um bilhão de downloads e está em primeiro lugar em downloads entre os apps de foto e vídeo e o sexto no geral na App Store do Google

O TikTok, uma das maiores plataformas de vídeo da China e que agora está se popularizando no ocidente, perdeu 15 milhões de usuários em duas semanas na Índia após o governo local suspender as suas atividades. Segundo o relatório da empresa de análise Sense Tower, os downloads globais do aplicativo da Bytedance caíram 33% em abril em comparação ao mês anterior.

A Índia é um dos países mais populosos do mundo e conta com aproximadamente 600 milhões de usuários de internet, quase três vezes a população inteira do Brasil. O TikTok foi banido no país no início de abril após ser acusado de expor crianças e adolescentes a conteúdo pornográfico e cyberbullyng. A Bytedance recorreu na decisão afirmando que já havia adotado novas políticas de segurança e foi atendido pelo sistema judiciário indiano. A empresa já sofreu processo semelhante nos Estados Unidos e foi obrigada a pagar uma multa de US$ 5,7 milhões.

O TikTok é uma das grandes promessas das redes sociais para este ano. Apesar de ter bastante popularidade em países asiáticos desde 2017, somente nos últimos meses o app está sendo difundido nos Estados Unidos e na Europa. O aplicativo ultrapassou a barreira de um bilhão de downloads e está em primeiro lugar em downloads entre os apps de foto e vídeo e o sexto no geral na App Store do Google.

Somente a Índia concentra 120 milhões de usuários. Apesar da queda, os analistas da Sense Tower estimam que o aplicativo se recuperará rapidamente e retomará o crescimento no país. “Apesar dos freios seu crescimento na Índia, esperamos que o TikTok se recupere rapidamente desta situação, dada sua popularidade e base de usuários lá”, disse Oliver Yeh, fundador da Sensor Tower em seu relatório.