O TikTok já é a plataforma social e de entretenimento onde os usuarios passam mais tempo por mês, um lugar que tradicionalmente era ocupado pelo YouTube. A marca foi alcançada nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde há mais de um ano que é assim, numa demonstração clara da preferência pelos formatos curtos.

Os dados são de um estudo da App Annie, que para a pesquisa reúne apenas informação de dispositivos Android, que embora representem a maioria do mercado, deixam de fora todo o universo iOS e alguma margem de incerteza quanto ao resultado.

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Nos Estados Unidos os números apurados mostram por exemplo que em junho deste ano os usuarios do TikTok passavam 24 horas por mês vendo conteúdos na plataforma. No YouTube passavam cerca de 22h40. No Reino Unido indicam que a média de tempo mensal passado a assistir vídeos no TikTok está agora nas 26 horas e no YouTube não vai além das 16 horas mensais.

A plataforma de vídeos da Google mantém no entanto a liderança no ranking dos sites de entretenimento mais vistos e com mais horas totais de visualização, graças à sua gigantesca base de usuarios. São cerca de dois bilhoes de clientes, contra os 700 milhões do TikTok. Na análise por tempo total de visualização, a rede social chinesa está também atrás do Facebook, Whatsapp e Instagram. O YouTube leva ainda a melhor em relação ao TikTok, no que se refere aos gastos feitos pelos usuarios em plataformas sociais e de entretenimento, uma área onde em 20 tinha conseguido liderar.

Recorde-se que o YouTube também já se posicionou para explorar a tendência dos vídeos curtos, com o lançamento recente do formato Shorts.

O estudo da App Annie estima ainda que este ano os consumidores vão gastar 6,78 bilhoes de dólares em aplicativos sociais, uma soma que continuará a crescer rapidamente, para em 2025 alcançar os 17,2 bilhoes de dólares, segundo as mesmas contas.

Os aplicativos sociais, no seu conjunto, consumiram 740 bilhoes de horas a quem as usou durante o segundo trimestre, representando 44% do total do tempo passado online