Tecnologia

TikTok deve se tornar uma empresa americana, diz secretário do Tesouro

Crédito: Arquivo / AFP

Estados Unidos e a China estão em batalha pelo controle do popular aplicativo de compartilhamento de vídeos (Crédito: Arquivo / AFP)

A TikTok deve se tornar uma “empresa com sede nos EUA, controlada por investidores americanos”, ou então será proibida no país, declarou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, nesta quarta-feira (30).

Os comentários de Mnuchin acontecem em meio a uma batalha entre os Estados Unidos e a China pelo controle do popular aplicativo de compartilhamento de vídeos.

Sem provas, Washington acusa o Tiktok – que pertence à empresa chinesa ByteDance – de ser uma ameaça à segurança nacional por espionagem a favor de Pequim, a partir da apropriação de dados de usuários.

+ TikTok lança guia para eleições americanas apesar de situação incerta nos EUA
+ TikTok consegue prorrogação e continua operando nos EUA temporariamente

Em meio a muita pressão, o projeto mais recente de resolução do impasse envolveu a criação de uma nova empresa, a TikTok Global, da qual participariam dois grandes nomes empresariais americanos: a Oracle como parceira de tecnologia e o Walmart como parceira de negócios.

Para Mnuchin, esse negócio representaria “um grande resultado”, porque “construiria uma empresa de nível mundial com sede nos Estados Unidos, controlada por investidores americanos”.

“Se o negócio puder ser fechado em nossas diretrizes, nós o faremos”, comentou à emissora CNBC. “Do contrário, (o aplicativo) pararia de funcionar. Qualquer acordo terá que satisfazer plenamente todos os nossos interesses de segurança nacional”, acrescentou.

O presidente Donald Trump afirmou que aprovaria um acordo no qual o aplicativo ficaria sob controle dos Estados Unidos.

No entanto, não está claro se o governo chinês – que acusou Trump de “abuso de poder” para tomar o TikTok – concordaria.

No último domingo, um juiz federal dos Estados Unidos suspendeu a proibição imposta pelo governo Trump quanto a novos downloads do TikTok, horas antes da medida entrar em vigor.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel